Como aproveitar a carne que sobrou do churrasco?

Padrão

Essa é uma pergunta de todo o domingo para a maioria dos gaúchos. Por que certo que os homens que foram comprar a carne exageraram. Meu pai, meus tios, meus cunhados, meu namorado, enfim, todos os homens que conheço compram mais carne do que deveriam e daí, sobra pras mulheres darem um jeito nessa carne toda que sobrou já assada. Tem gente que faz carreteiro, tem gente que põem no feijão, mas, na minha familia a gente faz farofa!

Na verdade quem faz essa farofa na minha família é minha avó, mas eu resolvi que eu ia fazer dessa vez. E pra quem sempre fica com duvida do o que fazer com o churrasco que sobrou aqui vai uma boa e deliciosa dica.

O churrasco que sobrou na casa da minha mãe era de picanha, mas pode ser de qualquer outra carne de gado que sobrar. A primeira parte colocar a carne numa panela com um  pouco de água e dar uma boa fervida. Meia hora está mais do que bom. Isso é importante pra carne ficar macia.

A sobra do churrasco

A sobra do churrasco

Depois tem que retirar toda a gordura da carne. No caso da picanha é bem fácil por que a gordura fica só no entorno. Depois da carne limpa, é importante picar bem miudinho.

Numa panela com um pouco de óleo tem que refogar cebola e alho e quando ficar bem fritinho juntar a carne picada e deixar fritar a carne. Daí vai deixando fritar e colocando umas gotinhas de água e deixar fritar de novo. Tem que fazer isso umas 3 vezes.

Preparando a picanha

Preparando a picanha

Quando a carne estiver pronta tem que acrescentar a farinha de mandioca, aos poucos e mexendo sempre (aí o fogo tem que ser baixo pra não queimar a farinha).

E vai assim, misturando farinha, misturando farinha até todos os pedacinhos de carne estarem cobertos por farinha e ter um pouco de farinha pra podermos chamar de farofa! :)

Ah! Tem que colocar um pouco de sal ao longo da receita. Fritando a carne e depois quando misturar a farinha.

O resultado final esse aqui. Meu pai disse que ficou melhor que a farofa da minha vó. Eu sei que é coisa de pai, mas pra mim é um baita elogio. :)

Farofa de Carne

Farofa de Carne

E quem foi que disse que resto de churrasco não pode ser maravilhoso??? Preciso confessar uma combinação muito minha pra essa farofa… Café com leite e essa farofa!!! Hummm…  eu acho delicia… Se alguém se arriscar depois me conta!!!!

Eis como aproveitar bem a sobra do seu churrasco

Eis como aproveitar bem a sobra do seu churrasco

Sobre coisasdicasa

Sou uma apaixonada por culinária. Adoro inventar comidas diferentes, mas nem sempre são comidas finas e rebuscadas... Gosto de comidas com gosto de comida caseira. Mas antes de gostar de culinária, gosto de gente. Aliás, sou apaixonada por gente. Meu trabalho inlcusive requer isso, sou uma publicitária que trabalha com marketing em uma empresa mobilidade. Como não gostar de gente nessa profissão se meu papel é entender o que é importante pra os nossos públicos e devolver algo que os atraia e os emocione? Pra quem chegou até aqui na leitura do meu perfil, sou daquele tipo de pessoa que gosta de ser criativa. Sou chamada de mão de vaca por muita gente, mas gosto disso por que assim fico criativa. Faço muitas coisas com menos dinheiro do que a maioria das pessoas faz. Quero falar sobre esses caso aqui no blog também. Como trabalhei bastante tempo fazendo eventos vão rolar algumas dicas de como fazer eventos baratinhos sem perder nem um pouco o charme. Na verdade o que vem pela frente com esse site, nem eu sei. Eu sei que tenho o sonho de ter um negócio de gastronomia, seja uma padaria, um restaurante, um bistrô, uma delicatessen, não sei... sei que esse blog vem pra matar um pouco essa vontade... Sejam bem vindos a conhecer um pedacinho da minha casa....

»

    • Oi Glaucia, me dei conta (graças ao teu comentário) que faz quase um ano que não posto nada! Na verdade, postei bem pouca coisa né? É que iniciei uma dieta daí as comidas ficaram menos atraentes, mas não menos gostosas…
      Prometo voltar! Te aviso! Espero que tenha preparado e aprovado a farofa! Bjs Gabi

Deixe um comentário

